Desenho de objetos em OpenGL -- Computação Gráfica |
jSSeção 4.2 |
4.2. Direção de Projeção |
Uma coisa muito importante que deve ser observada ao se projetar um objeto é a direção de projeção. Dependendo desta direção, pode-se perder na projeção várias características, como por exemplo a posição e a forma, do objeto projetado. Um projeção pode ter direção de projeção oblíqua ou ortogonal ao plano de projeção. Na projeção oblíqua a direção de projeção forma um ângulo diferente de 90º com o plano de projeção (figura 4.2.1).
Observe na figura 4.2.1 (projeção paralela) que a direção de projeção forma um ângulo menor que 90º com o plano de projeção. A figura 4.2.2 mostra um exemplo de projeção perspectiva com direção de projeção oblíqua.
Para a projeção ortogonal, a direção de projeção é perpendicular ao plano de projeção (figura 4.2.3).
Um objeto pode ocupar qualquer posição no espaço em relação ao plano de projeção. Para exemplificar isso, será mostrado o que acontece com a projeção paralela de um triângulo quando este muda de posição no espaço. O triângulo vai ocupar várias posições em relação ao plano de projeção, e dependendo da posição a sua projeção paralela será modificada. Vamos manter um dos lados do triângulo fixo no espaço e movimentar o terceiro vértice (figuras 4.2.4 a 4.2.6).
A direção de projeção também pode interferir na forma do objeto projetado. Se a direção de projeção de um objeto for ortogonal, sua projeção não é suficiente para a determinação da forma deste objeto no espaço (figura 4.2.8).
Observe na figura 4.2.8 que apesar dos objetos serem diferentes, quando os sobrepomos no espaço (figura 4.2.8 (b)), suas projeções coincidem. Dessa forma através de suas projeções não é possível determinar a forma de nenhum dos dois objetos, pois para objetos distintos (no exemplo cubo e paralelepípedo) podemos ter projeções idênticas (no exemplo será projetado um quadrado). Através desses exemplos podemos ver que a direção de projeção é muito relevante na projeção de objetos.
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