Desenho de objetos em OpenGL -- Computação Gráfica

jSSessão 1.3  

 

 

         1.3. Sintaxe em OpenGL



O padrão para a sintaxe do OpenGL é muito interessante e facilita bastante a compreensão dos programas desenvolvidos. Uma característica fundamental é que todo comando possui o prefixo gl . Por exemplo, o OpenGL possui um comando chamado Vertex (que é responsável em especificar uma coordenada). Para invocar o mesmo em um programa é necessário escrever glVertex. Outra característica bastante semelhante se refere ao uso de constantes, sendo que neste caso é necessário o prefixo GL. Por exemplo GL_DEPTH_TEST que habilita a remoção de superfícies escondidas. 

Todo comando possui como sufixo até 4 caracteres. O primeiro caracter indica o número de valores especificados pelo tipo. O segundo caracter ou par de caracteres indica um tipo específico : 8 bits, float, double, entre outros. O último caracter, se presente, indica que o comando recebe parâmetros do tipo array.

Abaixo segue alguns exemplos utilizando o comando Vertex:

    >> glVertex3f(float x, float y , float z)

Prefixo: gl
Comando: Vertex
Número de valores especificados pelo tipo: 3
Tipo específico dos parâmetros: f (float)

    >> glVertex2sv( short v[2] )

Prefixo : gl
Comando: Vertex
Número de valores especificados pelo tipo: 2
Tipo específico dos valores: s (short)
Vetor: v indica que o parâmetro é um vetor

Resumindo, sintaticamente os comandos em OpenGL devem ser escritos da seguintes forma:

    >> gl {Nome do comando} {1,2,3,4} {b,s,i,f,d,ub,us,ui} {v}  , onde:

b -> Byte
s -> Short
f -> Float
d-> Double
ub->uByte
us->uShort
ui->uInt

Obs: É importante ressaltar que  {b,s,i, .... } e  {v} são opcionais. 

O tipo do parâmetro também pode ser especificado no próprio parâmetro. Veja abaixo:

    >> glVertex3f (1.0f, 2.0f, 3.0f );

O sufixo f dos parâmetros indicam que o mesmo é do tipo float. É importante lembrar que esse sufixo é opcional.  

 

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