Desenho de objetos em OpenGL -- Computação Gráfica |
jSSessão 1.3 |
1.3. Sintaxe em OpenGL |
O padrão para a sintaxe do OpenGL é muito interessante e facilita bastante a compreensão dos programas desenvolvidos. Uma característica fundamental é que todo comando possui o prefixo gl . Por exemplo, o OpenGL possui um comando chamado Vertex (que é responsável em especificar uma coordenada). Para invocar o mesmo em um programa é necessário escrever glVertex. Outra característica bastante semelhante se refere ao uso de constantes, sendo que neste caso é necessário o prefixo GL. Por exemplo GL_DEPTH_TEST que habilita a remoção de superfícies escondidas. Todo comando possui como sufixo até 4 caracteres. O primeiro caracter indica o número de valores especificados pelo tipo. O segundo caracter ou par de caracteres indica um tipo específico : 8 bits, float, double, entre outros. O último caracter, se presente, indica que o comando recebe parâmetros do tipo array. Abaixo segue alguns exemplos utilizando o comando Vertex: >>
glVertex3f(float x, float y , float z) >>
glVertex2sv( short v[2] ) Resumindo, sintaticamente os comandos em OpenGL devem ser escritos da seguintes forma: >> gl {Nome do comando} {1,2,3,4} {b,s,i,f,d,ub,us,ui} {v} , onde: b -> Byte Obs: É importante
ressaltar que {b,s,i, .... } e {v} são opcionais. >> glVertex3f (1.0f, 2.0f, 3.0f ); O sufixo f dos parâmetros indicam que o mesmo é do tipo float. É importante lembrar que esse sufixo é opcional.
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