Desenho de objetos em OpenGL -- Computação Gráfica

jSSeção 1.4  

 

 

         1.4. Projeção Padrão



Em OpenGL você pode especificar o tipo de projeção, podendo ela ser perspectiva ou paralela (ortogonal) . Quando você não determina um tipo de projeção, é utilizada uma projeção paralela, que é a projeção default em OpenGL. 

Na projeção default, se a janela de visualização for toda a tela, o ponto (0,0,0) ficará no centro da mesma e os valores em X ,Y e Z irão de -1 a 1. É importante observar que Z está entrando ou saindo da tela. 

Abaixo é descrito este  esquema de coordenadas: 

 

Coordenadas - Projeção Paralela 



Obs: É importante ao programador que estiver utilizando alguma implementação do OpenGL, ter em mente que, caso não seja especificado determinados parâmetros, automaticamente serão utilizados os parâmetros default  do OpenGL. Ex: Suponha que não especificou nenhuma cor para um determinado objeto. Neste caso a cor do objeto será a default do OpenGL ( branca ). 

 

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