Desenho de objetos em OpenGL -- Computação Gráfica

jSSeção 3.4  

 

 

         3.4. Cores



As cores em OpenGL são determinadas pelo comando Color. Seguem o padrão RGB (Red Green Blue) adotados em diversos sistemas. A sintaxe para o comando está descrita abaixo:

    >> Color3 {f,d} ( XRed, XGreen, XBlue), onde :

XRed -> porcentagem de vermelho (variando de 0.0 a 1.0);
XGreen -> porcentagem de verde (variando de 0.0 a 1.0);
XBlue -> porcentagem de azul (variando de 0.0 a 1.0);

Vamos inserir cor no exemplo básico. Para isso é necessário utilizar o comando Color conforme abaixo:

     glColor3f(0.5f,0.5f,0.5f); // 0.5 de vermelho, 0.5 de verde e 0.5 de azul -> cinza

     glBegin(GL_POLYGON); 
          glVertex2f( 0.0f, 0.0f); 
          glVertex2f( 0.25f, 0.50f); 
          glVertex2f( 0.50f, 0.0f); 
     glEnd(); 


Neste exemplo o triângulo será colorido. Verifique o resultado a seguir:

 

Desenho Inicial

  

Desenho Após Colorir

  

   

     

          

Obs: A alteração da cor do fundo também é semelhante a alteração da cor do objeto. Para isso utilize o comando glClearColor (XRed, XGreen, XBlue), que está presente no procedimento InitGL do exemplo.     

    

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