parafrente - pf
paratrás - pt
paradireita - pd
paraesquerda - pe
uselápis - ul
useborracha - ub
usenada - un
parafrente - pf
parafrente número
pf número
Movimenta a tartaruga para frente um determinado número de passos.
Cada passo representa um pixel, e a frente é o sentido em que a tartaruga
estiver apontando.
Exemplos:
parafrente 100
pf 100
parafrente (100+60)/2
pf 25*2 pd 90 pf 30 pt 60
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paratrás - pt
paratrás número
pt número
Movimenta a tartaruga para trás um determinado número de passos.
Exemplos:
paratrás 100
pt 50
paratrás potência 8 2
pt (50+10)/2 pe 45 pf 30
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paradireita - pd
paradireita ângulo
pd ângulo
Gira a tartaruga ângulo graus para a direita.
Exemplos:
paradireita 90
pd 45
paradireita 90*2
pd 360/3 pf 100 pe 90 pf 50
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paraesquerda - pe
paraesquerda ângulo
pe ângulo
Gira a tartaruga ângulo graus para a esquerda.
Exemplos:
paraesquerda 180
pe 90
paraesquerda 270-90
pe 180/3 pf 100 pe 60 pt 100
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uselápis - ul
uselápis
ul
Faz com que a tartaruga use um lápis no "umbigo" enquanto anda,
ou seja, deixa sempre um risco por passa.
Exemplos:
uselápis
ul
ul pf 100
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useborracha - ub
useborracha
ub
Faz com que a tartaruga use uma borracha no "umbigo" enquanto anda,
ou seja, apaga os desenhos pelos quais passa.
Exemplos:
useborracha
ub
ul pf 100 ub pt 95
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usenada - un
usenada
un
Faz com que a tartaruga ande sem riscar ou apagar a tela.
Exemplos:
usenada
un
un pf 100 pd 90 ul pf 50 un pf 50 ul pf 50
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