Comandos Básicos

<<
parafrente - pf

paratrás - pt

paradireita - pd

paraesquerda - pe

uselápis - ul

useborracha - ub

usenada - un



parafrente - pf

parafrente número
pf número

Movimenta a tartaruga para frente um determinado número de passos.
Cada passo representa um pixel, e a frente é o sentido em que a tartaruga estiver apontando.

Exemplos:
parafrente 100
pf 100
parafrente (100+60)/2
pf 25*2 pd 90 pf 30 pt 60

Voltar ao Início

paratrás - pt

paratrás número
pt número

Movimenta a tartaruga para trás um determinado número de passos.

Exemplos:
paratrás 100
pt 50
paratrás potência 8 2
pt (50+10)/2 pe 45 pf 30

Voltar ao Início

paradireita - pd

paradireita ângulo
pd ângulo

Gira a tartaruga ângulo graus para a direita.

Exemplos:
paradireita 90
pd 45
paradireita 90*2
pd 360/3 pf 100 pe 90 pf 50

Voltar ao Início

paraesquerda - pe

paraesquerda ângulo
pe ângulo

Gira a tartaruga ângulo graus para a esquerda.

Exemplos:
paraesquerda 180
pe 90
paraesquerda 270-90
pe 180/3 pf 100 pe 60 pt 100

Voltar ao Início

uselápis - ul

uselápis
ul

Faz com que a tartaruga use um lápis no "umbigo" enquanto anda,
ou seja, deixa sempre um risco por passa.

Exemplos:
uselápis
ul
ul pf 100

Voltar ao Início

useborracha - ub

useborracha
ub

Faz com que a tartaruga use uma borracha no "umbigo" enquanto anda,
ou seja, apaga os desenhos pelos quais passa.

Exemplos:
useborracha
ub
ul pf 100 ub pt 95

Voltar ao Início

usenada - un

usenada
un

Faz com que a tartaruga ande sem riscar ou apagar a tela.

Exemplos:
usenada
un
un pf 100 pd 90 ul pf 50 un pf 50 ul pf 50

Voltar ao Início


Voltar