O framework V-ART

Descrição

V-ART é um framework desenvolvido em C++ para facilitar a criação de programas com ambientes 3D, em especial os que contém humanóides. Ele se distingue de outros frameworks semelhantes como Open Inventor, PLIB, Maverik, e VR Juggler por ser inteiramente orientado a objetos, possuir um sistema de suporte a animações e por permitir a repesentação de articulações biologicamente corretas.

O V-ART tem suas origens no projeto VPAT e por isso era conhecido por esse nome até maio de 2006, quando foi renomeado. Ele foi projetado para ser multiplataforma (Linux, MacOS, Windows, etc.) e independente de API gráfica (OpenGL, Direct3D, etc.).

Licença de Uso

O framework V-ART é software livre, distribuído sob a licença GPLv2.

Desenvolvimento com V-ART

Programadores querendo usar o V-ART em suas appliações devem ler a documentação DoxyGen.

Usuários de MS Visual Studio devem ler as dicas para criação de projetos.

Desenvolvimento do V-ART

Programadores que pretendem contribuir com o desenvolvimento do V-ART devem ler as Recomendações para Documentação e Desenvolvimento.

Modelos 3D

O V-ART pode importar (parcialmente) modelos geométricos no formato Wavefront OBJ. Existem também recursos mais avançados para humanoides e modelos articulados em geral, descritos em XML, via DTD próprios. Alguns modelos são disponibilizados aqui com a itenção de alavancar o início de projetos com V-ART. Disponibilizados sob licença [decidindo a respeito da licença Commons mais apropriada]. Cite a fonte se usar o modelo.

Esta página é mantida por Bruno Schneider
O logotipo do V-ART nesta página é um trabalho de Alex Mariani Ziegler