Esta página foi escrita para os alunos do BCC e não pretende ser uma fonte de consulta para leitores de fora, apesar de que várias informações podem ser úteis a terceiros.
Atualizado pela última vez em 11/SET/2003
Para tentar resolver esse problema, existe uma quantidade máxima de informações que você pode deixar armazenada no servidor. Ela é conhecida como sua quota ou cota. O esquema de quotas tenta garantir uma divisão mais justa do espaço no disco rígido. Cada usuário tem sua quota específica. Alguns alunos tem quotas maiores que outros por prestar serviços ao Curso (como os monitores voluntários).
Evite guardar muitas mensagens de correio eletrônico no servidor (especialmente aqueles que contém arquivos embutidos). Evite guardar arquivos que não são de interesse acadêmico. Infelizmente algumas pessoas insistem em manter uma seção de downloads em suas páginas pessoais e para isso desperdiçam o seu espaço em disco guardando programas diversos.
Quando for sair de férias, desincreva-se daquelas listas de e-mail onde existe um grande volume de tráfego de informações.
É importante que você saiba a razão da existência das coisas que estão na sua conta. Você precisa saber onde ficam os arquivos de cache do seu navegador, onde ficam seus arquivos de correio eletrônico, etc. Só assim você conseguirá distinguir entre os arquivos que devem e os que não devem ser apgados. Consulte um monitor sempre que necessário.
Quando em dúvida se apagar um arquivo ou diretório vai prejudicar o funcionamento de algum aplicativo, troque o nome dele e fique atento ao comportamento dos programas que você usa. Se algum deles tiver sido afetado, fica fácil recuperar sua configuração anterior.
Muitas pessoas não tem a menor preocupação com sua quota e por vezes nem percebem que estão com a quota estourada. Para ajudar a evitar esse tipo de coisa, eu fiz um programa (executado uma vez por dia, durante a madrugada) que envia alertas por correio eletrônico sempre que encontra alguém com a quota estourada, mas que não estava com a quota estourada no dia anterior.
Se o programa encontrar alguém que está com a quota estourada há vários dias, ele bloqueia a conta dessa pessoa, numa tentativa de chamar sua atenção para o problema.
No entanto, esse programa não isenta as pessoas de se manterem atentas à essa questão, até porque o aviso por correio eletrônico nem sempre acaba sendo entregue. Isso acontece pelo seguinte motivo: a quota de um usuário é implementada através de dois limites (um chamado soft e outro hard). Esses dois limites são usados assim: o sistema deixa você ultrapassar o limite soft por um período de tempo (geralmente 6 dias), mas nunca deixa você ultrapassar o limite hard. Dessa forma, uma pessoa que passa do estado "dentro da quota" diretamente para o estado "limite hard" não recebe o aviso de quota estourada; os outros recebem. Na figura abaixo, o limite soft é identificador por "quota" e o hard por "limit".
Para maiores informações, ou para esclarecer dúvidas, procure um dos monitores ou envie e-mail para o atendimento.
Esta página é mantida por Bruno Schneider