Dissertação de Mestrado apresentada na UFSCar em 31/AGO/98
Área de Aplicação:
realidade virtual
Conceitos Básicos:
modelagem:
operação de modelar / criação de um modelo,
de uma representação
modelagem dinâmica:
modelagem feita em tempo de execução pelo próprio
programa (de realidade virtual, no caso) e não por uma pessoa
Utilidade:
alterar a forma de um objeto em tempo de execução permite
a representação de objetos deformáveis, o que aumenta
o realismo de um ambiente virtual
Contribuição do Trabalho:
foi proposta uma técnica que permite a implementação
de objetos deformáveis em sistemas de realidade virtual que pode
ser usada em computadores de baixo custo como PCs. A técnica foi
chamada de Controle de Deformação por Biblioteca de Modelos
(CDBM). Ela pode ser usada em sistemas distribuídos de realidade
virtual
Implementações:
Teste do CDBM em ambiente graficamente simples
Teste do CDBM em ambiente graficamente complexo
Ferramenta para criação de animações 3D
e bibliotecas de modelos deformados
Exemplo de aplicação de realidade virtual usando animação
3D
Software utilizado para desenvolvimento das implementações: