Usando o SWI-Prolog como interpretador no Linux

Esta página ensina como usar o SWI-Prolog como interpretador Prolog no Linux. Ela foi escrita para os alunos do BCC e não pretende ser uma fonte de consulta para leitores de fora, apesar de que várias informações podem ser úteis a terceiros.

Primeiro abra um terminal. Em seguida, altere o diretório corrente para facilitar a escrita dos nomes dos programas que você vai usar. Execute o programa swipl. A "cara" do interpretador é a seguinte:

terminal executando o SWI-Prolog

O sinal de pronto do interpretador é o "?- ". Ele indica que o interpretador está pronto para avaliar proposições.

Geralmente neste ponto queremos carregar um programa Prolog para que o interpretador "aprenda" novos predicados. Para tal, podemos usar o predicado consult, passando como único argumento um átomo que é o nome do arquivo (programa Prolog) sem a extensão .pl. Podemos também escrever o nome de um arquivo entre colchetes. Não havendo erros de sintaxe, o intrepretador mostra uma mensagem informativa e seu predicado é avaliado como verdadeiro.

A seguir fazemos consultas ao interpretador, o que equivale a executar programas. Um programa pode ser alterado e reconsultado indefinidamente.

Para terminar a execução do interpretador, usa-se a proposição halt. A imagem a seguir apresenta a carga de um programa (familia.pl), a avaliação de proposições e o encerramento do interpretador.

execução do SWI-Prolog

Esta página é mantida por Bruno Schneider.