COM137 - Laboratório de Computação - BCC - UFLA

Ano/Semestre:

2002/2

Professor:

Bruno de Oliveira Schneider

Ementa (síntese do conteúdo):

Uso do computador. Aplicativos (editores de texto, planilhas de cálculo, etc.). Gerenciamento e organização de arquivos. Uso básico de sistemas operacionais. Correio eletrônico. Vírus de computador. Abientação ao trabalho usando recursos computacionais distribuidos. Prática de programação.

Bibliografia:

Livro Texto: Sedgewick, Robert. Algorithms in C++. 3rd Edition. Addison Wesley, 2000.
Referências: Wirth, Niklaus. Algoritmos e Estruturas de Dados. 1997.
Henrique J. Brodbeck. Notas de Aula. UFRGS, 2002.

Conteúdo Programático:

  1. Introdução
    1. Apresentação do professor, do plano de curso e do sistema de avaliação
    2. A disciplina no currículo e integração com outras disciplinas.
    3. Revisão do termo de uso do laboratório.
    4. Introdução ao uso de computadores. Processo de inicialização e desligamento de computadores. Identificação via login e senha.
  2. Gerenciamento e Organização de arquivos
    1. Métricas para quantidade de informação (bits, bytes, kbytes, etc.).
    2. Arquivos e diretórios. Nomes completos e nomes relativos.
    3. Diretórios compartilhados. Arquivos temporários. Quota.
    4. Permissões e segurança de arquivos.
  3. Aplicativos disponíveis no laboratório
    1. Navegadores de diretórios.
    2. Programas para transferência de arquivos.
    3. Programas de escritório.
    4. Edição de Imagens.
  4. HTML e WEB
    1. Editores de HTML.
    2. Sintaxe de HTML.
    3. Considerações sobre tráfego de dados na rede e portabilidade de arquivos.
  5. Correio Eletrônico
    1. Aplicativos de correio eletrônico.
    2. Considerações sobre tráfego de dados na rede e legibilidade de informações.
    3. Listas de discussão.
    4. Correntes de desinformação e SPAM.
  6. Vírus e código malicioso
    1. Vírus.
    2. Cavalos de tróia.
    3. Forma de disseminação e contágio.
    4. Arquivos com e sem instruções embutidas.
  7. Cópias de segurança
    1. Alternativas para cópia de segurança.
    2. As quedas de energia.
    3. Mídias para armazenagem e transporte de arquivos.
  8. Prática de programação
    1. Representação de texto e legibilidade de texto em diferentes sistemas.
    2. Organização do espaço disponível para código num programa.
    3. Portabilidade de programas.
    4. Desenvolvimento e interfaces amigáveis.
    5. Documentação.
    6. Identação.
    7. Compiladores e interpretadores (ambientes de desenvolvimento e mensagens de erro).
    8. Sintaxe de algumas linguagens de programação.