COM137 - Laboratório de Computação - BCC - UFLA
Ano/Semestre:
2002/2
Professor:
Bruno de Oliveira Schneider
Ementa (síntese do conteúdo):
Uso do computador. Aplicativos (editores de texto, planilhas de cálculo, etc.). Gerenciamento e organização de arquivos. Uso básico de sistemas operacionais. Correio eletrônico. Vírus de computador. Abientação ao trabalho usando recursos computacionais distribuidos. Prática de programação.
Bibliografia:
Livro Texto: |
Sedgewick, Robert. Algorithms in C++. 3rd Edition. Addison Wesley, 2000. |
Referências: |
Wirth, Niklaus. Algoritmos e Estruturas de Dados. 1997. |
|
Henrique J. Brodbeck. Notas de Aula. UFRGS, 2002. |
Conteúdo Programático:
- Introdução
- Apresentação do professor, do plano de curso e do sistema de avaliação
- A disciplina no currículo e integração com outras
disciplinas.
- Revisão do termo de uso do laboratório.
- Introdução ao uso de computadores. Processo de inicialização e desligamento de computadores. Identificação via login e senha.
- Gerenciamento e Organização de arquivos
- Métricas para quantidade de informação (bits, bytes, kbytes, etc.).
- Arquivos e diretórios. Nomes completos e nomes relativos.
- Diretórios compartilhados. Arquivos temporários. Quota.
- Permissões e segurança de arquivos.
- Aplicativos disponíveis no laboratório
- Navegadores de diretórios.
- Programas para transferência de arquivos.
- Programas de escritório.
- Edição de Imagens.
- HTML e WEB
- Editores de HTML.
- Sintaxe de HTML.
- Considerações sobre tráfego de dados na rede e portabilidade de arquivos.
- Correio Eletrônico
- Aplicativos de correio eletrônico.
- Considerações sobre tráfego de dados na rede e legibilidade de informações.
- Listas de discussão.
- Correntes de desinformação e SPAM.
- Vírus e código malicioso
- Vírus.
- Cavalos de tróia.
- Forma de disseminação e contágio.
- Arquivos com e sem instruções embutidas.
- Cópias de segurança
- Alternativas para cópia de segurança.
- As quedas de energia.
- Mídias para armazenagem e transporte de arquivos.
- Prática de programação
- Representação de texto e legibilidade de texto em diferentes sistemas.
- Organização do espaço disponível para código num programa.
- Portabilidade de programas.
- Desenvolvimento e interfaces amigáveis.
- Documentação.
- Identação.
- Compiladores e interpretadores (ambientes de desenvolvimento e mensagens de erro).
- Sintaxe de algumas linguagens de programação.