- Algoritmo
- Sequência finita de instruções bem definidas e não ambíguas, cada uma das quais
podendo ser executada mecanicamente em um período de tempo finito e com uma quantidade de
esforço finita (retirei essa definição do material
do curso, mas não sei qual o autor original). Um algoritmo pode ser escrito em
linguagem natural (descrição narrativa), em pseudo código ou até na forma de diagramas (como fluxogramas). Compare com
implementação. Supõe-se que um algoritmo não tenha todos os
detalhes que são necessários numa implementação e portanto a produção de um algoritmo
é a primeira etapa da produção de uma implementação. Quando se está aprendendo, tentar resolver um problema produzindo
diretamente uma implementação é mais difícil e leva a erros com mais frequência.
- Ambiente de desenvolvimento
- É um programa ou mais frequentemente um conjunto de programas que permite escrever,
editar, executar e depurar código fonte. Compare com compilador. Também chamado de IDE
(Integrated Development Environment - Ambiente de Desenvolvimento Integrado).
Os ambientes de desenvolvimento são quase sempre programas separados do compilador, na sua
configuração especifica-se qual o compilador usado e esse outro programa será executado
quando o usuário mandar compilar um código fonte. Assim, é normalmente possível usar compiladores
diferentes num mesmo ambiente de desenvolvimento, portanto é errado dizer algo como "compilei com o
Geany" porque Geany é um ambiente de desenvolvimento e não um compilador.
- Biblioteca de programação
- Conjunto de módulos implementados por terceiros que estendem o conjunto de comandos
de uma linguagem de programação com o objetivo de facilitar o desenvolvimento de programas
naquela linguagem. É comum simplificar o termo para "biblioteca".
- Compilador
- Programa que transforma código fonte em um programa executável.
Compare com interpretador.
Compare com ambiente de desenvolvimento.
- Comportamento indefinido
- É comportamento de um programa cujas saídas não dependem apenas
das entradas, mas também de fatores externos ao programa. É erro de programação
pois um programa que soma dois números, por exemplo, não pode às
vezes dizer que 2+2=4 e às vezes dizer que 2+2=3524. Acontece
em situações em que a especificação da linguagem não diz qual
comportamento deve ser produzido por um compilador (e portanto cada um
funciona de um jeito) ou simplesmente depende de valores não
determinados. O exemplo mais simples é o uso
de variáveis não inicializadas.
- Entrada padrão de dados
- É um fluxo de dados de onde as informações podem ser lidas.
Veja o material específico.
- Escopo
- É o pedaço do código fonte em que um identificador está associado a um determinado elemento do programa, ou seja
é a parte do texto em que aquele nome pode ser usado para se referir a tal elemento.
Vale lembrar que elementos distintos podem ter o mesmo nome.
- Implementação
- Uma implementação é uma formulação concreta de um algoritmo abstrato, baseada em
representações e estruturas de dados adequadas. É codificada em uma linguagem de
programação específica. Pode ser chamada de programa em especial referindo-se ao código
fonte de um programa. Uma implementação pode ser
considerada um algoritmo, mas um algoritmo não pode ser considerado uma implementação,
porque lhe faltam detalhes que realmente permitam o uso prático numa máquina.
- Parâmetros comuns
- São os parâmetros que ficam dentro dos parenteses:
int Funcao(int a, double& b);
- Parâmetro especial
- É aquele parâmetro de retorno de uma função, que não tem nome:
int Funcao(int a, double& b);
- Saída padrão de dados
- É um fluxo de dados onde podem ser escritas informações.
Veja o material específico.
- Vector
- É o vetor que foi declarado com o tipo vector
da biblioteca padrão vector, por exemplo:
vector<int> vetor;
- Vetor de C
- É o vetor que foi declarado conforme definido na linguagem C, por exemplo:
int vetor[100];
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