GCC124 - Computação Gráfica -
UFLA
Informações Gerais
Esta página contém o material da disciplina GCC124. Avisos e discussões são feitos
pelo Moodle. A idéia é deixar aqui
o material que é reaproveitado de um semestre para outro. Arquivos devem entregues
diretamente para o meu e-mail.
Se você é aluno do BCC
ou do BSI
e veio parar aqui porque se interessa por
Computação Gráfica, junte-se ao
JOGRAPI
e ajude a formar massa crítica.
Exercícios e Trabalhos
Material de Apoio
- Exemplos de OpenGL
Depois de copiar e descompactar, leia o arquivo LEIAME.html
- Programa que mostra como um projeção genérica pode ser pensada como
uma sequencia de transformações afins.
[executável Linux 32 bits,
executável Linux 64 bits,
executável Windows.
- Tutorial de Blender (meio desatualizado), escrito por Gustavo Carvalho Gomes, Néliton Antônio Campos
e Patrícia Inez de Andrade. Outros tutoriais e informações podem ser obtidas na
homepage do Blender.
- O que pode acontecer quando se desenha sem o uso de algortimos de recorte? Veja
o filme feito
a partir da execução de um programa que aparentemente não soube verificar se o hardware era capaz de cuidar do
recorte de segmentos. Note os riscos horizontais e verticais que aparecem quando o programa
desenha fora dos limites da janela.
- Tutorial
de OpenGL em HTML on-line (desenvolvido por Guilherme
Timóteo e Juliano Monte-Mor).
- Tutorial
de OpenGL em PDF num arquivo zip de 226K (desenvolvido por Marcelo
Muniz e Rodrigo Santos).
- Revisão de transformações geométricas
em VRML - para tirar suas dúvidas sobre rotação, inclinação,
projeção e outros (desenvolvido por Joseane
Freire e Alessandra Oliveira).
Projeto
- O aluno de CG deve desenvolver (ou participar do desenvolvimento de) um
projeto ao longo de todo o semestre. Para tanto, o aluno deverá fazer um projeto próprio, que
permita o acompanhamento e avaliação dos resultados obtidos. Veja o
exemplo de projeto para
ter uma noção melhor de como escrever um projeto.
- Veja também os exemplos de trabalhos produzidos
por alunos da disciplina em semestre anteriores.
- Projetos da disciplina podem envolver o uso do
framework V-ART, de
OpenGL ou
outras bibliotecas de alto nível (sujeito à aprovação prévia do professor).
Sugestões de Projetos
- Se você gosta de compiladores e interpretadores, experimente dar continuação ao
wxLogo.
- Adicionar ao framework V-ART a
capacidade de importar
arquivos BVH.
Projeto para duas ou três pessoas.
- Criar uma implementação que leia arquivo arquivos no formato Wavefront OBJ de um objeto
articulado (essa parte já está iniciada) e permite que um usuário defina juntas interativamente.
O resultado será salvo num arquivo XML conforme formato definido para o V-ART.
- Ler e entender
uma técnica para que humanoides sejam capazes de pegar/segurar objetos de maneira realista
e implementá-la no V-ART.
- Adicionar ao V-ART a capacidade de fazer
skinning
em objetos articulados.
- Implementar alguma técnica de
cinemática inversa
para o V-ART.
- Fazer implementações dos algoritmos estudados em aula com pixels virtuais grandes para fins didáticos.
- Incluir no V-ART, recursos que facilitem a colocação de um veículo no chão,
mantendo todas as quatro (ou três) rodas sempre no chão.
Curiosidades Relacionadas com a Disciplina
Esta página é mantida por
Bruno Schneider